Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ajuda

Um blog para tirar dúvidas sobre o SAPO Blogs. Se não encontrar a sua dúvida, deixe um comentário em qualquer post.

Ajuda

Um blog para tirar dúvidas sobre o SAPO Blogs. Se não encontrar a sua dúvida, deixe um comentário em qualquer post.

O meu blog não aparece nos motores de busca

Um blog criado há poucos dias, e até semanas, é demasiado recente para ser imediatamente indexado (ou detetado) pelos motores de busca. Essa indexação é automática e não precisa de fazer nada a esse respeito. Mesmo depois disso acontecer, todavia, o blog pode não aparecer entre os principais resultados de uma pesquisa num motor de buscas como o Google. Para perceber porquê, é preciso ter em consideração o modo, explicado abaixo, como funcionam os motores de busca.

 

Como funcionam os motores de busca

Só um título e uma descrição não garantem que o blog apareça entre os primeiros resultados de uma pesquisa. Os motores de busca não pesquisam apenas pelas palavras utilizadas nas páginas, mas sobretudo por aquelas páginas que são mais relevantes para cada termo de pesquisa.

 

Como é que os motores de busca determinam a relevância de uma página? Da mesma forma que uma empresa, por exemplo, procura a melhor pessoa para uma determinada função: através das suas referências ou recomendações. No caso das pesquisas, é através da informação de quantas páginas referem (através de links) a página em causa.

 

Uma página será mais relevante numa certa pesquisa se utilizar os respectivos termos de pesquisa (se uma página sobre flores referir algures a palavra "flores") e, sobretudo, for referida por outras páginas. Em última análise, o motor de busca encara os links recebidos por uma página como se tratassem de recomendações (não interessa se boas ou más).

 

Em suma, se o seu blog é muito recente e/ou tem poucos conteúdos e ligações vindas de outros blogs e páginas, é pouco provável que apareça entre os principais resultados de uma pesquisa.

 

Dicas úteis

Dê um título e descrição ao seu blog. O título e a descrição são dois aspectos importantes, sem os quais um blog não deve passar. Os dois juntos ajudam os visitantes e os motores de busca a identificar mais rapidamente a página em causa. O título não precisa de ser igual ao endereço e deve ser separado por espaços, se se tratar de uma expressão ("Dias de Verão", ao invés de "diasdeverão"). A descrição pode referir alguns dos temas que o blog aborda, de forma a enquadrar mais rapidamente o seu conteúdo.

 

Participe na comunidade. Estar na rede implica estabelecer ligações para outros blogs e sites de interesse. Ao linkar outros blogs, está também a chamar a atenção dos respectivos autores para a existência do seu blog. Outra forma de participar na comunidade passa por comentar ou assinalar como favoritos os posts de outros autores que lhe interessam.

 

Não introduza meta tags no seu blog. As meta tags servem sobretudo para fins técnicos (quando é necessário comprovar a autoria de uma página, por exemplo) e já não são um elemento relevante para influenciar a forma como uma página é apresentada nos resultados dos motores de busca. Alguns autores inserem meta tags na página Configurações, sem saberem exatamente o que estas fazem, algo que pode desconfigurar a página do blog.

 

Coloque-se no lugar de alguém que quer encontrar o seu blog. Que termos de pesquisa utilizaria para encontrar o seu blog? Pense nas palavras que utilizaria para chegar até ao seu blog e certifique-se de que estes termos já se encontram na sua página (no título, na descrição, tags, etc). Tente encontrar blogs interessados pelos mesmos temas e ver como estes estão organizados.

 

Não descuide o aspecto gráfico do seu blog. Ao nível do arranjo gráfico do seu blog, facilite o acesso às funcionalidades que podem ser de maior utilidade para os seus visitantes, a saber: a pesquisa, um link para o seu perfil no SAPO, o formulário de subscrição por e-mail e o arquivo. Certifique-se também que os seus conteúdos têm uma boa legibilidade (sem cores demasiado fortes ou tamanhos muito reduzidos de letra) e que a página do blog carrega rapidamente, sem recurso a widgets externos desnecessários (widgets de meteorologia, sons de fundo e imagens animadas), que podem tornar a página lenta e abrir janelas com publicidade (algo que penaliza a relevância de uma página para um motor de busca).

Dúvidas mais frequentes

Segurança e Privacidade

Personalização

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.