Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ajuda Blogs

Um blog para esclarecer dúvidas sobre o SAPO Blogs.

Ajuda Blogs

Um blog para esclarecer dúvidas sobre o SAPO Blogs.

Editor de CSS

23.09.14

O que é CSS?

Para explicar o papel do CSS numa página, ajuda pensar na página de um blog como um bolo com três camadas:

1. a base da página é feita dos seus textos e imagens - são o conteúdo;

2. a segunda camada é o HTML, que assinala e delimita cada conteúdo (onde acaba o cabeçalho e começa um post, por exemplo) - é a estrutura;

3. finalmente, o CSS é a decoração do bolo, por definir, entre outras coisas, a cor de fundo da página e o tipo de letra dos textos - é a apresentação.

Ou seja, o CSS é uma linguagem que define como um conteúdo deve ser apresentado ao nível das cores, tipos e tamanhos de letra, imagens de fundo, entre muitos outros aspetos. A grande maioria dos websites modernos é feita usando CSS, sem a qual seriam apenas páginas com texto e imagens corridas, sem muito apelo.

 

O que posso fazer com CSS no SAPO Blogs?

Todos os nossos templates são feitos usando HTML e CSS. Já vimos que o HTML define a estrutura da página (por exemplo: um cabeçalho, duas colunas com conteúdos e um rodapé), ao passo que o CSS define como cada elemento do HTML deve ser apresentado. Isto significa que a mesma estrutura de HTML pode ser apresentada de mil e uma maneiras diferentes usando CSS.

É por isso que criámos uma área (no menu Template, a página CSS), onde é possível acrescentar e editar definições de CSS aos nossos templates. As estruturas dos nossos templates são apenas o ponto de partida para quem quiser aventurar-se na edição do CSS.

Para mais informações e demonstrações do que é possível fazer com CSS, recomendamos a consulta da página CSS Tutorial (página externa ao SAPO).

 

Para que serve a CSS Personalizada?

Imaginem que pretendem capitalizar todos os títulos dos posts (algo que não recomendamos fazer, pois texto em maiúsculas perde legibilidade e dá a sensação de ESTAR A SER GRITADO). Capitalizar os títulos não é uma opção disponível na página Personalização da área de gestão. Podemos, todavia, acrescentar uma definição de CSS ao template, para aplicar esse efeito. É para isso que serve a CSS Personalizada, para que possamos acrescentar algumas definições ou atributos que não estão disponíveis na página Personalização.

Na área de gestão do blog, a página CSS Personalizada encontra-se no menu Template, na página CSS.

 

Recomendações

  • Não confundir CSS com HTML. Se o objetivo é acrescentar um código ou script de HTML/Javascript à página do blog, devemos recorrer aos Componentes e Widgets, na página Layout.
  • Cuidado ao acrescentar definições de CSS: basta uma chaveta em falta para potencialmente desformatar a página do blog. Se isso acontecer, é preciso remover a definição acrescentada e validar que está tudo bem no CSS.
  • Não é necessário (nem aconselhável) ativar o Editor de CSS, para aplicar algumas definições de CSS - para isso basta abrir a página CSS e colar para lá as definições de CSS que queremos usar. O Editor de CSS só deve ser ativado por utilizadores muito familiarizados com CSS, que não precisem de usar a página Personalização. Importante: ao ativar o Editor de CSS deixa de ser possível personalizar o template (alterar as cores, tamanhos e tipos de letra) a partir da página Personalização.

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Pedro 29.08.2017

    Olá Mónica,
    não precisa de usar CSS para experimentar mudar o tipo de letra do título do blog. Basta ir ao separador "Letras" da página Personalização (menu Template, na área de gestão).
    Se quiser experimentar mais tipos de letras para além daqueles que lá estão disponíveis, consulte este post de ajuda: http://ajuda.blogs.sapo.pt/como-instalar-um-google-web-font-9478
  • Comentar:

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.