Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ajuda Blogs

Um blog para tirar dúvidas sobre o SAPO Blogs. Se não encontrar a sua dúvida, deixe um comentário em qualquer post.

Ajuda Blogs

Um blog para tirar dúvidas sobre o SAPO Blogs. Se não encontrar a sua dúvida, deixe um comentário em qualquer post.

De que formas podem os leitores subscrever o meu blog?

Um leitor pode subscrever um blog, e receber as suas atualizações, de várias formas, sem ser preciso consultar a página do blog diariamente.

 

Por e-mail

Qualquer pessoa pode subscrever um blog SAPO por e-mail, sem registo e de forma muito fácil.

Se é um leitor do blog, procure o campo "Subscrever por e-mail" na página do blog (o autor do blog pode não ter ativado esta funcionalidade) e insira o seu endereço de e-mail.

Para mais informações, consulte o respetivo post de ajuda.

 

Na área de Leituras

Se tem um blog no SAPO, e pretende seguir outros autores, pode fazê-lo usando a área de Leituras, onde pode acompanhar as atualizações de todos os blogs que seguir. Para mais informações, consulte o post de ajuda sobre a área de Leituras.

 

No facebook ou twitter

Se é o autor do blog, pode usar a funcionalidade Redes Sociais para que os seus posts gerem automaticamente alertas de atualização num perfil ou página do facebook/twitter. Para mais informações, consulte, por favor, o nosso post.

 

Por RSS

O canal RSS dos blogs permite aos leitores seguirem automaticamente as atualizações de um blog específico a partir de um serviço ou programa externo, sem ser preciso visitar a página do blog à procura de novas atualizaçoes.

Se já utiliza um serviço ou programa de leitura de RSS, pode seguir qualquer blog no SAPO por RSS. Todos os blogs do SAPO têm um canal de RSS associado. Na maioria dos casos, basta usar ou pesquisar pelo endereço normal do blog num serviço de RSS para subscrevê-lo, pelo que o autor não precisa de fazer nada ao nível do seu blog.

De qualquer modo, a estrutura do endereço de RSS de todos os blogs SAPO é igual:

http://omeublog.blogs.sapo.pt/data/rss

Só precisa de acrescentar a parte laranja ao endereço do blog em causa para consultar o respetivo canal de RSS. Note que o canal de RSS serve para ser subscrito num programa ou serviço de subscrições, pelo que a página de RSS do blog não serve para ser consultada como uma página normal (daí poder parecer desformatada aos olhos da maioria das pessoas).

 

Se é o autor do blog, pode definir de que maneira os seus posts são subscritos por RSS: por inteiro ou parcialmente (com um excerto de cada post e uma ligação para a página do post no blog). Pode alterar a pré-definição (posts inteiros) no menu Definições, na página Configurações.

Pode ainda apresentar na página do seu blog uma ligação automática para o endereço de RSS do blog: na área de gestão do seu blog, na página Layout (menu Template), ative o componente com o nome Link RSS.

2 comentários

Comentar post

Dúvidas mais frequentes

Segurança e Privacidade

Personalização

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.