Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ajuda Blogs

Um blog para tirar dúvidas sobre o SAPO Blogs. Se não encontrar a sua dúvida, deixe um comentário em qualquer post.

Ajuda Blogs

Um blog para tirar dúvidas sobre o SAPO Blogs. Se não encontrar a sua dúvida, deixe um comentário em qualquer post.

Dicas para fazer uma melhor utilização de imagens nos posts

Menos é mais

Um post com muitas imagens torna a página do blog mais lenta, o que piora a experiência dos visitantes do blog. Um factor a ter em conta: cada vez mais, os visitantes consultam os nossos blogs a partir de dispositivos móveis, onde a velocidade das páginas e o consumo de dados torna mais crítico não carregar várias imagens de seguida.

A nossa dica: escolha uma imagem representativa do evento ou tema que vai abordar e faça uma ligação para uma galeria de imagens, onde os leitores possam navegar pelas imagens mais confortavelmente, sem terem de carregar muitas imagens de uma só vez.

Se faz muito uso de imagens, recomendamos o Flickr ou a MEO Cloud como serviços onde pode criar álbuns ou galerias de imagens para as quais pode fazer uma ligação. No editor de posts pode ainda usar a funcionalidade Slideshow para mostrar várias imagens num slideshow. Não recomendamos usar esta funcionalidade para mostrar mais de 5 imagens, uma vez que as imagens continuam a carregar todas ao mesmo tempo (apesar de só ser apresentada uma de cada vez).

 

Não precisa de repetir o upload de imagens iguais

albuns.jpg

 Se por algum motivo faz uso de imagens repetidas nos seus posts, não precisa de repetir o upload da mesma imagem para o seu blog. Na página Imagens pode criar um álbum dedicado às imagens de que faz uso repetido, de modo a poder inseri-las nos posts mais facilmente, sem ser necessário fazer o seu upload.

 

Reduza o tamanho das suas fotografias antes do upload

As máquinas fotográficas atuais geram ficheiros de imagem com grande qualidade e isso reflete-se no seu tamanho. Uma fotografia acabada de sair da máquina, por exemplo, pode ter mais de 5 megabytes. Uma imagem na internet, por outro lado, não precisa de ser tão pesada para ser vista com qualidade. Uma fotografia de 5 megabytes pode ser convertida numa imagem de 100 kilobytes, quase 50 vezes mais pequena que a imagem original, apesar de terem as mesmas dimensões.

Se tiver acesso a um programa de edição de imagem, experimente redimensionar a imagem para um máximo de 1000 pixéis de largura. Quase todos os nossos templates têm uma largura inferior a 800 pixéis, pelo que não precisa de usar imagens maiores.

Se não tiver acesso a um programa de edição, pode ainda experimentar um serviço online gratuito, como o FotoFlexer ou o ShrinkPictures.

2 comentários

Comentar post

Dúvidas mais frequentes

Segurança e Privacidade

Personalização

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.