Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ajuda Blogs

Um blog para tirar dúvidas sobre o SAPO Blogs. Se não encontrar a sua dúvida, deixe um comentário em qualquer post.

Ajuda Blogs

Um blog para tirar dúvidas sobre o SAPO Blogs. Se não encontrar a sua dúvida, deixe um comentário em qualquer post.

O SAPO Blogs em smartphones e tablets

O meu blog apresenta uma versão diferente em telemóveis. Porquê?

mobile.jpg

Os blogs com templates mais antigos são apresentados como na imagem acima, numa versão alternativa do SAPO Blogs para dispositivos móveis. Esta versão mobile "despe" o blog do template utilizado, de modo a garantir que os conteúdos do blog são apresentados dentro das dimensões do ecrã.

Se o seu blog usa um template antigo ou carrega esta versão, recomendamos que mude para um template mais recente. Os nossos templates mais recentes são elásticos, isto é, ajustam-se ao tamanho de ecrã em que são apresentados, garantindo a leitura e apresentação correta dos seus conteúdos em dispositivos móveis (telemóveis e tablets). Os templates mais recentes dispensam a versão mobile do SAPO Blogs.

 

Como posso editar ou gerir o blog em dispositivos móveis?

As páginas da área de gestão do SAPO Blogs estão preparadas para ser apresentadas em ecrãs mais pequenos. Isto significa que pode publicar, editar e gerir os seus blogs a partir de um telemóvel. Devido ao tamanho do ecrã, todavia, alguns menus e definições podem aparecer em sítios diferentes da página e precisar de ser ativados por meio de atalhos de navegação (exemplo na imagem abaixo).

Vale a pena notar ainda que, em telemóveis e tablets, o Editor de posts carrega em Modo HTML (devido a restrições técnicas).

 

Em telemóveis o meu blog mostra uma "versão mobile". Como posso desativar isso?

A versão mobile dos blogs alojados no SAPO foi criada inicialmente para diminuir o tamanho das imagens e assegurar que os visitantes em telemóveis podiam consultar confortavelmente os conteúdos dos blogs.

Com o lançamento de templates elásticos (templates que se adaptam aos ecrãs, pequenos ou grandes, onde são apresentados) e o desenvolvimento do lazy loading (funcionalidade que permite que as imagens numa página só sejam carregadas à medida que o leitor vai percorrendo a página), a versão mobile deixou de ser necessária.

Alguns blogs já não apresentam esta versão e esperamos muito brevemente (até ao final do ano) desativar esta versão para todos os blogs SAPO.

 

O meu blog não tem versão mobile e é apresentado de forma diferente em ecrãs mais pequenos. Porquê?

A maioria dos nossos templates atuais ajusta-se ao tamanho do ecrã em que são vistos. A adaptação dos templates em ecrãs mais pequenos é feita de modo a garantir a melhor experiência de leitura e consulta possível a visitantes em telemóveis. Essa adaptação faz com que, por exemplo, os visitantes em telemóveis não precisem de ampliar os textos e de arrastar a página de um lado para o outro do ecrã para conseguirem ver os seus conteúdos.

Nos ecrãs mais pequenos dos telemóveis, os nossos templates dão prioridade aos conteúdos mais atualizados (os posts), pelo que a coluna dos posts passa a ocupar toda a largura do ecrã. Qualquer coluna lateral passa a ser apresentada no fundo da página.

O cabeçalho do blog também é alterado, de modo a ocupar menos espaço no topo da página. O cabeçalho apresentado em ecrãs maiores é substituído em telemóveis por um cabeçalho alternativo, que inclui o título (com link para a página inicial do blog) e a descrição do blog. Isto ajuda a identificar o blog e facilita a navegação aos visitantes que cheguem à página de um post através de uma pesquisa.

Nos blogs em que o cabeçalho apresenta uma imagem, esta imagem deixa de ser apresentada em telemóveis, devido à dificuldade em apresentar corretamente a imagem num cabeçalho mais pequeno e com texto (o título e a descrição).

 

Recomendações:

  • insira o título do seu blog na página Configurações (menu Definições). Se o título aparecer sobre a sua imagem de cabeçalho, pode escondê-lo na página Personalização (menu Template). Mesmo escondido é útil para os motores de busca e para os seus leitores, uma vez que em tamanhos mais pequenos de ecrã, o título fica visível.
  • pode personalizar o tipo de letra do título e da descrição que aparecem em ecrãs mais pequenos na página Personalização, no separador Letras.

2 comentários

Comentar post

Dúvidas mais frequentes

Segurança e Privacidade

Personalização

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.