Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ajuda Blogs

Um blog para esclarecer dúvidas sobre o SAPO Blogs.

Ajuda Blogs

Um blog para esclarecer dúvidas sobre o SAPO Blogs.

Inserir imagens externas em HTTPS

05.04.18

Tentei inserir num post uma imagem alojada externamente, mas o formulário do endereço ficou vermelho.

imagem.jpg

Alterámos a janela Inserir imagens para que a introdução de imagens externas (imagens já alojadas noutros servidores) seja feita usando apenas o protocolo HTTPS (um protocolo de comunicação mais seguro).

Em termos práticos, precisa de se certificar que o endereço da imagem externa que pretende inserir no post começa por https://

Se o formulário ficar vermelho, isso significa que está a usar um endereço começado por http://, um protocolo menos seguro que já não é suportado. Altere o http:// para https:// para retomar a introdução da imagem.

 

Alterei o endereço da imagem mas esta não aparece. O que posso fazer?

Se alterou o endereço da imagem para https:// e a imagem não aparece no post, isso significa que a página externa onde a imagem está alojada ainda não suporta o protocolo HTTPS.

Em alternativa, caso a imagem seja abrangida por uma licença que permita a sua utilização, pode descarregar a imagem para o seu computador e carregá-la usando uma das opções de alojamento de imagens do seu blog.

Em qualquer caso, não se esqueça de referir a origem e autoria da imagem.

 

O que é o HTTPS

O HTTPS é a versão segura do HTTP, o protocolo usado para trocar dados entre o seu navegador (num computador ou telemóvel) e a página que está a consultar. O "s" no final do HTTPS assinala que as comunicações entre o seu navegador e a página estão a ser encriptadas.  Os navegadores (como o Chrome, Firefox e Internet Explorer) apresentam um cadeado junto ao endereço de cada página para assinalar visualmente que a página está a ser carregada numa ligação HTTPS.

Este protocolo é usado por praticamente todos os serviços de home banking e comércio eletrónico para garantir a segurança dos dados transmitidos. Nos blogs, esta alteração ajuda a garantir a autenticidade e segurança das páginas alojadas no SAPO Blogs (de modo a reduzir o risco, por exemplo, de uma página com fins maliciosos conseguir fazer-se passar por um blog SAPO).

 

chrome.jpg

 Exemplo de como a homepage do SAPO Blogs é apresentada no navegador Chrome, com a indicação de se tratar de uma página "segura" com o protocolo HTTPS.

12 comentários

Comentar post