Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ajuda Blogs

Um blog para tirar dúvidas sobre o SAPO Blogs. Se não encontrar a sua dúvida, deixe um comentário em qualquer post.

Ajuda Blogs

Um blog para tirar dúvidas sobre o SAPO Blogs. Se não encontrar a sua dúvida, deixe um comentário em qualquer post.

Inserir um vídeo

A maneira mais fácil de inserir um vídeo

Copie o endereço (URL) da página do vídeo e, no Editor, ative o botão Vídeo. Cole o endereço do vídeo no campo URL. Nessa mesma janela, pode definir o alinhamento (à esquerda, centrado, à direita) e o tamanho do vídeo no post, entre outras opções.

 

O vídeo só aparece na página depois do post ser publicado (no Editor aparece uma imagem a reservar o espaço ocupado pelo vídeo, sendo que a pré-visualização pode não conseguir apresentar corretamente o vídeo).

 

Tentei inserir um vídeo do Youtube, usando o respetivo endereço, mas não consegui

Em alguns casos, pode não ser possível inserir um vídeo do Youtube usando apenas o respetivo endereço:

  • Endereços encurtados: verifique se o endereço que está a usar começa por youtu.be - estes endereços encurtados não são suportados. Nestes casos, precisa de utilizar o endereço completo (começado por youtube.com) ou o método descrito abaixo, usando o código iframe.
  • Incorporação desativada: alguns vídeos do Youtube não podem ser incorporados em páginas externas por opção dos respetivos autores. Para verificar se é o caso do vídeo que pretende incorporar, no Youtube, abaixo do vídeo, clique em Partilhar e depois Incorporar. Se lhe for fornecido o código iframe, poderá utilizá-lo para inserir o vídeo no post (explicamos como mais abaixo nesta página).

 

Como posso inserir um vídeo do Facebook?

Os vídeos do Facebook são inseridos de forma diferente dos vídeos Youtube. Copie o código fornecido pelo facebook e cole-o no editor em modo HTML (ative o botão HTML no editor). O vídeo só será apresentado no post depois de ter sido publicado.

 

Inserir um vídeo usando o código iframe ou embed

Nos casos em que não é possível, por algum motivo, inserir o vídeo usando o respetivo endereço, pode usar o código embed ou iframe fornecido pelo serviço de vídeos (se não for fornecido, então a incorporação em páginas externas não é permitida). Basta copiar o código e, tal como mostra a imagem abaixo, colá-lo na janela Inserir vídeo.

embed.jpg

No Editor aparecerá uma área a assinalar o espaço reservado ao vídeo, sendo que a pré-visualização pode não conseguir apresentar corretamente o vídeo.

 

Onde encontro o código iframe de um vídeo Youtube?

incorporar.png

Na página do vídeo no Youtube, abaixo do vídeo, ative a opção Partilhar e depois Incorporar. O código iframe é fornecido nessa opção.

Alguns vídeos do Youtube não podem ser incorporados em páginas externas por opção dos respetivos autores. Nesses casos, aparece uma mensagem a informar o visitante de que a incorporação foi desativada.

 

Tenho um vídeo no meu computador que pretendo mostrar no blog. O que tenho de fazer?

Precisa de carregar o seu vídeo para um serviço de alojamento de vídeos e depois usar os respetivos códigos para incorporá-lo numa página externa (o seu blog, o seu perfil de facebook, etc).

71 comentários

Comentar post

Pág. 1/3

Dúvidas mais frequentes

Segurança e Privacidade

Personalização

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.