Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ajuda Blogs

Um blog para tirar dúvidas sobre o SAPO Blogs. Se não encontrar a sua dúvida, deixe um comentário em qualquer post.

Ajuda Blogs

Um blog para tirar dúvidas sobre o SAPO Blogs. Se não encontrar a sua dúvida, deixe um comentário em qualquer post.

Como fazer um menu no blog?

Este post mostra como pode criar e gerir um menu no cabeçalho (ou um menu de ícones na coluna lateral) do seu blog SAPO. O menu permite-lhe usar as tags dos posts de forma a que os seus leitores possam consultar o blog por temas ou categorias.

 

Como ativar e gerir o menu

menus.jpg

Pode ativar e gerir o menu no cabeçalho do seu blog no separador Menus, da página Personalização. Se não encontrar este separador, isso significa que está a usar um template antigo, que não oferece esta funcionalidade. Recomendamos que escolha um dos nossos templates mais recentes.

Existem dois tipos de menus: o menu de ícones e o menu de texto. Pode usar o endereço de qualquer página nos dois menus.

 

Usar endereços de posts no menu

Imagine que quer uma opção no menu "Sobre mim". Só precisa de publicar um post (com data antiga, se preferir que não apareça entre os posts recentes) e depois copiar o respetivo endereço para o menu.

 

Usar tags no menu

Pode usar o endereço de uma tag do seu blog no menu. Exemplo: um leitor, ao clicar em Férias no menu do seu blog, pode ir parar à página com todos os posts do seu blog com a tag férias.

 

Exemplo: tag Férias

http://omeublog.blogs.sapo.pt/tag/férias

 

Exemplo: tag As minhas receitas

http://omeublog.blogs.sapo.pt/tag/as minhas receitas

 

Na dúvida, pode clicar em qualquer tag do seu blog e copiar o respetivo endereço para utilizar no menu.

Note que precisa de já ter posts com a tag em causa para que o link no menu funcione e não aponte para uma página de erro.

 

Usar páginas externas no menu

O seu menu pode ter opções que conduzem a páginas externas. Por exemplo, o endereço do seu perfil Facebook ou do seu site. Não existe qualquer restrição às páginas que pode usar nas opções do menu.

 

Mudar a posição do menu

Não é possível para já mudar a posição do menu na página. Em contrapartida, oferecemos vários templates com menus em posições diferentes. Escolha o template que mais se ajusta ao que precisa.

 

Um exemplo

Compare o menu no blog da Sara com os endereços usados na área de Personalização.

menunoblog.png

Link aqui para ampliar a imagem.

 

Posso acrescentar mais opções ao menu?

O número de opções no menu pode variar de acordo com o template. Não é possível acrescentar mais do aquelas opções disponíveis. Note que o menu serve, precisamente, para orientar os seus leitores e visitantes para os conteúdos mais importantes ou temáticos do blog. Nesse sentido, demasiadas opções ou categorias tornam o menu menos útil.

 

142 comentários

Comentar post

Dúvidas mais frequentes

Segurança e Privacidade

Personalização

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.