Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ajuda Blogs

Um blog para esclarecer dúvidas sobre o SAPO Blogs.

Ajuda Blogs

Um blog para esclarecer dúvidas sobre o SAPO Blogs.

Como lidar com comentários indesejáveis?

20.09.15

Estas são as nossas recomendações para lidar com a publicação de comentários indesejáveis. Para reportar situações de abuso ou assédio, contacte-nos, por favor, diretamente, através da nossa página de Ajuda.

 

Ative a moderação de comentários

A moderação significa que nenhum comentário é publicado no blog sem antes ser aprovado ou rejeitado pelo autor do blog. A moderação pode ser ativada para comentários anónimos, sem qualquer inconveniente para os seus leitores identificados (com conta no SAPO Blogs).

Pode reduzir o inconveniente desta opção para os seus leitores, definindo a quem é que a moderação é aplicada:

- só anónimos: a moderação é aplicada apenas a pessoas que não se autentiquem com uma conta do SAPO Blogs;

- só utilizadores que não sigo: com esta opção assinalada, apenas os comentários de pessoas que não segue no SAPO Blogs são moderados;

- todos: todos os comentários são moderados.

Para escolher qualquer uma destas opções, na área de gestão do seu blog, dirija-se a Definições e depois Comentários. Receberá uma notificação por e-mail sempre que tiver comentários por moderar.

 

Defina quem pode comentar o seu blog

A moderação dos comentários é útil na maioria dos casos, mas se não tem tempo para moderar comentários, ou não quer ter de lidar com comentários indesejáveis, pode definir quem está autorizado a deixar comentários no seu blog:

- apenas utilizadores autenticados: pessoas que se autentiquem com uma conta do SAPO Blogs;

- só de utilizadores que sigo: pessoas com conta no SAPO Blogs e cujo perfil segue;

- ninguém: em último recurso, pode fechar os comentários a todos os leitores.

Se ativar uma das duas primeiras opções, pessoas que não se autentiquem no SAPO Blogs não poderão deixar comentários no seu blog.

Para escolher uma destas opções, na área de gestão do blog, dirija-se a Definições e depois Comentários.

 

Grave o IP de quem deixa comentários no seu blog

Esta opção, uma vez ativa, grava o IP de todas as pessoas que deixam comentários no seu blog. Pode consultar o IP dos seus comentadores na área de gestão do seu blog (em Edição, na página Comentários). Em última circunstância, o IP pode servir para identificar o computador utilizado para deixar um comentário.

O SAPO Blogs não tem como identificar pessoas ou computadores a partir de um IP, mas o IP pode ser utilizado por um tribunal ou autoridade competente para chegar a essa informação.

Se ativar esta opção, os seus leitores passam a ver uma mensagem junto ao formulário do comentário, a informá-los de que o seu IP será registado ao publicarem o comentário.

Para ativar a gravação do IP, dirija-se ao menu Definições, à página Comentários.

 

Bloquear um leitor por IP

Alguns utilizadores já nos perguntaram se é possível bloquear um visitante por IP. A resposta é não, por dois motivos:
1) quando nos ligamos à internet, pode ser-nos atribuído qualquer IP - pode ser o mesmo IP que tivemos da última vez ou um novo. Mesmo que fosse possível bloquear um IP, bastaria ao visitante banido desligar-se e voltar a ligar-se à internet para ter um IP diferente que lhe permitisse aceder ao blog e deixar um novo comentário.
2) duas pessoas que se liguem à internet usando, por exemplo, o mesmo operador de comunicações, podem apresentar em alturas diferentes um IP semelhante ou idêntico. Isto significa que um IP pode ser partilhado por mais leitores. Bloquear um IP podia impedir vários leitores de visitarem e/ou comentarem o seu blog.

12 comentários

  • Imagem de perfil

    Pedro 26.07.2018

    Bom dia,
    isso pode ocorrer quando algum script externo da página não pára de carregar (por estar indisponível, por exemplo). Reparei que tem várias chamadas repetidas do Statcounter (que ainda por cima desaconselhamos a instalar). Experimente, por favor, remover os códigos repetidos na página Layout.
  • Imagem de perfil

    beatriz j a 26.07.2018

    Já tirei e está na mesma.
  • Imagem de perfil

    Pedro 26.07.2018

    Qual é o navegador que está a usar, por favor?
  • Imagem de perfil

    beatriz j a 26.07.2018

    Safari, mas já o uso há 3 anos sem isto alguma vez ter acontecido.
  • Imagem de perfil

    Pedro 26.07.2018

    Vamos ter que tentar algumas coisas para encontrar o problema, pode ser?
    1) Consegue dizer-nos a versão do Safari?
    2) Como está a conseguir usar o formulário no nosso blog, e é o mesmo do seu blog, é possível que o problema esteja na cache do navegador. Pode experimentar apagar a cache do Safari?
    3) Por fim, experimente, a título temporário, remover todos os componentes com códigos externos na página Layout. É a única diferença do seu blog para o nosso.
    Se mesmo assim nada disto acima funcionar, avise-nos por aqui, para poder encaminhar a situação para maior análise pela equipa (algo que irá demorar mais algum tempo). Obrigado desde já pela compreensão.
  • Imagem de perfil

    beatriz j a 26.07.2018

    a versão é

    Versão 11.1.2 (13605.3.8)

    Não sei como se apaga a cache mas vou procurar saber na net.

    Não sei quais são os códigos externos que tenho. O pinterest é externo? Que mais é externo ? O FB e o Twitter?
  • Imagem de perfil

    Pedro 26.07.2018

    Nas opções do Safari, a opção para apagar a cache deve estar perto da opção para apagar o histórico do navegador. Em relação aos códigos externos, desative (não precisa de apagar) os componentes personalizados (com números) na página Layout. Depois guarde as alterações. Pode mais tarde voltar a repor os componentes a partir da janela de introdução de componentes. Não precisa de remover os widgets.
  • Imagem de perfil

    beatriz j a 26.07.2018

    já percebi como se faz e já desactivei os links externos.
  • Imagem de perfil

    Pedro 27.07.2018

    Bom dia Beatriz,
    entretanto, conseguiu voltar a publicar comentários no seu blog?
  • Imagem de perfil

    beatriz j a 27.07.2018

    Não, está na mesma. Se pudesse mandar um print screen por aqui mostrava como aparece do lado de cá.
  • Imagem de perfil

    Pedro 27.07.2018

    Chegou a conseguir apagar a cache do navegador? E pode enviar a imagem para sapoblogs@sapo.pt - basta colocar o nome do blog no assunto.
  • Comentar:

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.