Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ajuda Blogs

Um blog para esclarecer dúvidas sobre o SAPO Blogs.

Ajuda Blogs

Um blog para esclarecer dúvidas sobre o SAPO Blogs.

Conteúdo potencialmente malicioso

14.12.15

Recebi um alerta no meu blog sobre conteúdo potencialmente malicioso. Do que se trata?

conteudomalicioso.jpg

Sempre que instala um código externo no seu blog, usando os Componentes na página Layout, o blog compara esse código contra uma lista de serviços externos conhecidos por serem perigosos.

Se esse código ou serviço estiver na lista, o componente em causa é removido da página do blog.

Para dispensar o alerta, basta remover o componente assinalado a vermelho ou apagar o código no seu interior.

 

O que é conteúdo potencialmente malicioso?

São códigos ou scripts que, uma vez instalados numa página, abrem, sem o seu consentimento, janelas ou banners de publicidade. Nos piores casos, os códigos podem desviar visitantes e leitores de um blog para outra página completamente diferente. Exemplos de códigos externos: contadores de visitas, widgets de meteorologia, relógios, etc.

Os contadores de visitas, em particular, são conhecidos por esta prática, devido à grande procura por estes serviços e à necessidade de instalar um código na página. Estes serviços tiram partido desse código para desviarem visitantes ou abrirem janelas com publicidade. O autor da página nem sempre tem conhecimento desta prática, devido à utilização de cookies (que permite aos contadores ativar a publicidade aleatoriamente ou, por exemplo, apenas a visitantes novos).

 

O que devo fazer ao receber este alerta?

Os componentes com conteúdos maliciosos são desativados automaticamente, para segurança dos seus visitantes e da plataforma. Para dispensar a mensagem de alerta, dirija-se à página Layout (menu Template) e remova o componente assinalado a vermelho ou apague o código em causa.

O alerta desaparece após a remoção do código em causa.

 

Qual é o mal de um anúncio?

As janelas de publicidade afugentam visitantes e leitores frequentes, mas podem ser ainda mais perigosos. Se os códigos podem abrir janelas de publicidade sem a permissão do autor do blog, isso significa que também podem abrir e injetar outros códigos maliciosos (como já vimos acontecer no passado). Para segurança e conveniência dos seus visitantes, não recorra a serviços externos gratuitos que tirem partido da instalação de códigos na página do seu blog.

11 comentários

  • Imagem de perfil

    Pedro 13.03.2019

    Boa tarde,
    A menos que algum leitor lhe tenha reportado uma dificuldade específica ao comentar, é-me impossível dizer o que pode ter acontecido. Pela minha experiência, a maior parte das pessoas não está familiarizada com o formulário de comentários. Da próxima vez que alguém lhe reportar dificuldades, sugiro que partilhe o nosso post de ajuda, que explica como comentar um blog SAPO: https://ajuda.blogs.sapo.pt/como-comentar-um-blog-sapo-19620
    Relativamente ao Sitemeter, é fácil responder-lhe. O serviço deixou de existir.
    Por fim, já lhe tinha respondido relativamente à questão dos vídeos. O SAPO Blogs não aloja vídeos, pelo que se o Youtube ou os autores dos vídeos lá alojados removeram os vídeos ou a permissão para serem apresentados noutras páginas, isso faz com que deixem de ser apresentados noutras páginas, como a sua.
  • Imagem de perfil

    Augusta Clara 13.03.2019

    Ok, Pedro, fiquemo-nos, então, pela questão dos comentários: nos primeiros tempos do blogue toda a gente comentava e o nome aparecia. Depois isso mudou e eu creio que serão vocês os únicos a poderem resolver o assunto. Terão mudado algum software? Porque tudo tem de ter explicação, não é?
  • Imagem de perfil

    Pedro 13.03.2019

    Augusta,
    Concordo plenamente, tudo tem explicação, como bem vê no caso do Sitemeter.
    Relativamente aos comentários, penso já ter dado a explicação que me é possível dar com os poucos dados que me forneceu. Já leu o tutorial que lhe indiquei, e que explica como funciona o formulário?
  • Imagem de perfil

    Augusta Clara 13.03.2019

    Está bem, Pedro, mas porque é que as pessoas comentavam à vontade sem tutoriais, e agora não conseguem ou, se conseguem comentar não podem identificar-se? Algo teve de ter mudado! Como desapareceu o calendário também?
    Eu não sou técnica de informática e espero, quando tenho dificuldades, algum apoio da vossa parte.
  • Imagem de perfil

    Pedro 13.03.2019

    Augusta,
    Tenho estado a dar-lhe todas as explicações e esclarecimentos que pediu, com toda a boa vontade.
    Não consigo dizer-lhe por que razão alguns dos seus comentadores não assinam os comentários. Será porque preferem manter-se anónimos? Ou porque não reparam que ao clicarem em "Preencher dados" abrem o campo onde podem inserir o seu nome? São respostas que não tenho e não posso dar. Se prefere partir do pressuposto que algo está partido, está no seu direito, mas como já vimos até aqui, com o calendário, o Sitemeter e os vídeos, não parece ser um pressuposto acertado.
    Por fim, não me posso repetir mais. Se preferir outro tipo de apoio, contacte, por favor, a nossa equipa de apoio ao cliente em https://ajuda.sapo.pt
  • Imagem de perfil

    Augusta Clara 13.03.2019

    Pedro, agradeço a sua boa vontade que não estou, de modo algum, a pôr em causa. Mas que alguém mudou certas coisas no blogue é verdade. Olhe, por exemplo e para terminar: por baixo da caixa onde se comenta existia uma tecla que permitia verificar se a redacção do comentário estava correcta antes de se editar o comentário, como acontece quando fazemos uma publicação. Essa tecla desapareceu.
    Mais uma vez obrigada e boa tarde.
  • Imagem de perfil

    Pedro 13.03.2019

    Augusta,
    o botão para ativar o corretor ortográfico continua lá, no canto superior direito do formulário. É por isso que lhe perguntei se chegou a ler o post de ajuda sobre o formulário. É porque essa alteração foi feita em setembro de 2017, há 18 meses, portanto. Se a Augusta só agora reparou nisso, imagine os seus visitantes. Não custa nada partilhar com eles o nosso post de ajuda, que explica as formas como as pessoas podem se autenticar nos comentários.
  • Imagem de perfil

    Augusta Clara 13.03.2019

    Está bem. Vou ver isso, Pedro.
  • Imagem de perfil

    Pedro 13.03.2019

    Augusta,
    avise-nos depois se encontrar mais alguma dificuldade. Boa continuação.
  • Imagem de perfil

    Augusta Clara 13.03.2019

    Obrigada.
  • Comentar:

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.