Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ajuda Blogs

Um blog para esclarecer dúvidas sobre o SAPO Blogs.

Ajuda Blogs

Um blog para esclarecer dúvidas sobre o SAPO Blogs.

Conteúdo potencialmente malicioso

14.12.15

Recebi um alerta no meu blog sobre conteúdo potencialmente malicioso. Do que se trata?

conteudomalicioso.jpg

Sempre que instala um código externo no seu blog, usando os Componentes na página Layout, o blog compara esse código contra uma lista de serviços externos conhecidos por serem perigosos.

Se esse código ou serviço estiver na lista, o componente em causa é removido da página do blog.

Para dispensar o alerta, basta remover o componente assinalado a vermelho ou apagar o código no seu interior.

 

O que é conteúdo potencialmente malicioso?

São códigos ou scripts que, uma vez instalados numa página, abrem, sem o seu consentimento, janelas ou banners de publicidade. Nos piores casos, os códigos podem desviar visitantes e leitores de um blog para outra página completamente diferente. Exemplos de códigos externos: contadores de visitas, widgets de meteorologia, relógios, etc.

Os contadores de visitas, em particular, são conhecidos por esta prática, devido à grande procura por estes serviços e à necessidade de instalar um código na página. Estes serviços tiram partido desse código para desviarem visitantes ou abrirem janelas com publicidade. O autor da página nem sempre tem conhecimento desta prática, devido à utilização de cookies (que permite aos contadores ativar a publicidade aleatoriamente ou, por exemplo, apenas a visitantes novos).

 

O que devo fazer ao receber este alerta?

Os componentes com conteúdos maliciosos são desativados automaticamente, para segurança dos seus visitantes e da plataforma. Para dispensar a mensagem de alerta, dirija-se à página Layout (menu Template) e remova o componente assinalado a vermelho ou apague o código em causa.

O alerta desaparece após a remoção do código em causa.

 

Qual é o mal de um anúncio?

As janelas de publicidade afugentam visitantes e leitores frequentes, mas podem ser ainda mais perigosos. Se os códigos podem abrir janelas de publicidade sem a permissão do autor do blog, isso significa que também podem abrir e injetar outros códigos maliciosos (como já vimos acontecer no passado). Para segurança e conveniência dos seus visitantes, não recorra a serviços externos gratuitos que tirem partido da instalação de códigos na página do seu blog.

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Pedro 20.07.2020


    Caro Agostinho,
    Já tive oportunidade de lhe responder hoje noutro post deste blog, a reforçar, mais uma vez, que aquilo que afirma está incorreto. Na nossa plataforma, pode instalar qualquer código ou script de serviços externos, desde que esse código não tenha sido previamente associado a comportamentos maliciosos, tal como explicamos acima.
    Se não existe ou encontra um contador de visitas seguro, em alternativa, pode usar a página de Estatísticas.
    Irei repetir este comentário no seu blog, para garantir que damos este tema como fechado. Quando está em causa a segurança dos nossos e dos seus visitantes, insistir neste assunto não adianta nem produz nada. De resto, se me permite a opinião, o mais importante é criar e dar a conhecer a nossa arte e ideias, e não contar pegadas virtuais, que nada dizem e que a maré logo a seguir apaga. Não é isso que fica, no final do dia.
  • Comentar:

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.