Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ajuda Blogs

Um blog para esclarecer dúvidas sobre o SAPO Blogs.

Ajuda Blogs

Um blog para esclarecer dúvidas sobre o SAPO Blogs.

O SAPO Blogs em smartphones e tablets

28.02.17

O meu blog é apresentado de forma diferente em ecrãs mais pequenos. Porquê?

A maioria dos nossos templates atuais ajusta-se ao tamanho do ecrã em que são vistos. A adaptação dos templates em ecrãs mais pequenos é feita de modo a garantir a melhor experiência de leitura e consulta possível a visitantes em telemóveis. Essa adaptação faz com que, por exemplo, os visitantes em telemóveis não precisem de ampliar os textos e de arrastar a página de um lado para o outro do ecrã para conseguirem ver os seus conteúdos.

Nos ecrãs mais pequenos dos telemóveis, os nossos templates dão prioridade aos conteúdos mais atualizados (os posts), pelo que a coluna dos posts passa a ocupar toda a largura do ecrã. Qualquer coluna lateral passa a ser apresentada no fundo da página.

O cabeçalho do blog também é alterado, de modo a ocupar menos espaço no topo da página. O cabeçalho apresentado em ecrãs maiores é substituído em telemóveis por um cabeçalho alternativo, que inclui o título (com link para a página inicial do blog) e a descrição do blog. Isto ajuda a identificar o blog e facilita a navegação aos visitantes que cheguem à página de um post através de uma pesquisa.

Nos blogs em que o cabeçalho apresenta uma imagem, esta imagem deixa de ser apresentada em telemóveis, devido à dificuldade em apresentar corretamente a imagem num cabeçalho mais pequeno e com texto (o título e a descrição).

 

Recomendações:

  • insira o título do seu blog na página Configurações (menu Definições). Se o título aparecer sobre a sua imagem de cabeçalho, pode escondê-lo na página Personalização (menu Template). Mesmo escondido é útil para os motores de busca e para os seus leitores, uma vez que em tamanhos mais pequenos de ecrã, o título fica visível.
  • pode personalizar o tipo de letra do título e da descrição que aparecem em ecrãs mais pequenos na página Personalização, no separador Letras.

 

Como posso editar ou gerir o blog em dispositivos móveis?

As páginas da área de gestão do SAPO Blogs estão preparadas para ser apresentadas em ecrãs mais pequenos. Isto significa que pode publicar, editar e gerir os seus blogs a partir de um telemóvel. Devido ao tamanho do ecrã, todavia, alguns menus e definições podem aparecer em sítios diferentes da página e precisar de ser ativados por meio de atalhos de navegação (exemplo na imagem abaixo).

Vale a pena notar ainda que, em telemóveis e tablets, o Editor de posts carrega em Modo HTML (devido a restrições técnicas).

 

4 comentários

  • Imagem de perfil

    Pedro 20.05.2019

    Bom dia,
    Não existe mais versão mobile. O aspeto do seu template em telemóvel é resultado do template que escolheu, que se adapta para mostrar apenas os conteúdos mais importantes a um visitante num telemóvel.
  • Imagem de perfil

    Otília Martel 18.06.2019

    Boa tarde, Pedro Neves.
    Sobre este assunto que resolvi "explorar", já que estou de regresso aos blogues, tendo sempre utilizado os blogues através do computador, quer para postar, quer para ler. Verifico, contudo, que as imagens no TLM ficam bastante desfocadas nos blogues do Sapo o que não acontece nos blogues da Blogspot.
    Já tentei ver qual era o erro, mas não consigo, por conseguinte pedia a vossa ajuda.
    Os blogues do Sapo que possuo são:
    https://eternamentemenina.blogs.sapo.pt
    https://meninamarota.blogs.sapo.pt
    https://almaminha.blogs.sapo.pt

    Agradeço, desde já, a ajuda que me possam dar. Obrigada.

    Cumprimentos,
    Otília Martel
  • Imagem de perfil

    Pedro 19.06.2019

    Bom dia,
    Não transformamos as imagens que aparecem nos blogs, sejam vistos ao computador ou ao telemóvel, pelo que não lhe sei dizer o que pode estar a acontecer. Se quiser, envie-nos um screenshot de como vê as imagens, a partir do telemóvel, para sapoblogs@sapo.pt
  • Comentar:

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.