Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ajuda Blogs

Um blog para tirar dúvidas sobre o SAPO Blogs. Se não encontrar a sua dúvida, deixe um comentário em qualquer post.

Ajuda Blogs

Um blog para tirar dúvidas sobre o SAPO Blogs. Se não encontrar a sua dúvida, deixe um comentário em qualquer post.

Domínio próprio

Este post de ajuda explica qual é a diferença entre associar e redirecionar um domínio e como pode configurar o seu domínio para ficar associado a um blog SAPO.

 

O que é um domínio próprio?

Se possui um domínio próprio, comprado a um fornecedor de domínios, pode associá-lo ao seu blog no SAPO Blogs, de maneira a que todos os endereços relativos ao seu blog (os links dos posts, do arquivo, etc) passem a responder ao seu domínio.

Nota: esta funcionalidade não está disponível nas versões internacionais do SAPO Blogs (Moçambique, Angola e Cabo Verde).

 

Por exemplo:

omeublog.blogs.sapo.pt - é um exemplo do endereço de um blog do SAPO;

omeublog.pt - é um exemplo de um domínio que pode usar para aceder ao seu blog.

 

omeublog.blogs.sapo.pt/um-post-540 - é um exemplo do endereço de um post de um blog do SAPO;

omeublog.pt/um-post-540 - é como fica o endereço desse post depois de activar o seu domínio próprio.

 

Se ainda não possui e considera que precisa de um domínio próprio (que tende a ser mais útil no caso de blogs ligados a instituições ou projetos que requerem um endereço muito curto), pode comprá-lo num fornecedor de domínios (não podemos recomendar um).

 

Qual a diferença entre associar e redirecionar um domínio?

Associar e redirecionar um domínio são duas coisas diferentes. Associar o seu domínio ao blog implica configurar o seu domínio e o seu blog (explicado abaixo) para funcionarem juntos, de modo que qualquer página do seu blog use o domínio que comprou.

Redirecionar um domínio só implica alterações ao nível do seu domínio. Se só pretende redirecionar um domínio para o blog não preencha o campo relativo ao Domínio próprio na área de gestão do seu blog SAPO.

Só é possível associar um domínio a um blog. Ao nível do redirecionamento, pode ter vários domínios a redirecionarem para o blog.

 

O que acontece ao blog quando associo um domínio?

O domínio não modifica ou apaga conteúdos do blog e o endereço original do blog (terminado em blogs.sapo.pt) pode ser usado em alternativa, pelo que quaisquer links feitos anteriormente para o blog continuam a funcionar. Alguns widgets e serviços externos, todavia, que estejam instalados ou associados ao blog, podem ser afetados pelo novo domínio. O botão "gosto" do facebook, por exemplo, restaura o contador de "gostos" para zero após a associação do domínio ao blog, por detetar um novo endereço.

 

Como associar o domínio próprio ao blog?

Passo 1: Na área de gestão do seu domínio (o sítio onde comprou o seu domínio)

 

Antes de tentar efetuar as alterações abaixo, contacte a equipa de apoio ao cliente do seu domínio, explique o que pretende fazer (associar o seu domínio a um blog) e pergunte-lhes se podem ajudar com essa alteração (forneça o link deste post para ajudar na explicação do que pretende fazer).

 

Na área de gestão do seu domínio, é necessário criar um registo A para o endereço do seu domínio (exemplo: omeudominio.pt), a apontar para o ip abaixo do SAPO Blogs:

 

213.13.145.64

 

 

Passo 2: Repita o passo 1 e crie um segundo registo A para o endereço do seu domínio com o prefixo www (exemplo: "www.omeudominio.pt"), a apontar para o mesmo ip. Sem isso, o domínio associado ao blog não irá funcionar com o prefixo www.

Em alguns serviços, como o Godaddy, pode não ser possível criar um segundo registo A. Nesse caso, deve criar um registo CNAME, com o anfitrião como "www" (sem as aspas) a apontar para "@" (sem as aspas). Esta alteração pode levar uma hora a surtir efeito.

 

Passo 3: Na área de gestão do seu blog no SAPO

 

Depois de efetuar as alterações acima, dirija-se à página Configurações (menu Definições) da área de gestão do blog do SAPO. Esta alteração pode ser feita por si (nunca partilhe o seu login SAPO com ninguém).

 

dominio.png

Uma vez lá, basta inserir o endereço do seu domínio no campo Associação ao blog.

 

Importante: não coloque qualquer endereço neste campo sem antes ter configurado tudo junto do fornecedor do seu domínio, como explicado nos passos acima, pois isso pode causar problemas nos endereços do seu blog.

Se o blog aparecer desformatado, remova o endereço do seu domínio no campo Associação ao blog e desligue a associação. A desformatação indica que o domínio e o blog ainda não estão devidamente associados. Aguarde alguns minutos até tentar novamente. Se o blog continuar a aparecer desformatado, remova a configuração na área de gestão do blog e contacte o apoio ao cliente do fornecedor do seu domínio, para verificar se ficou tudo bem configurado ao nível do seu domínio.

 

Esclarecimentos adicionais

  • Depois de ativar o domínio próprio, o endereço terminado em "blogs.sapo.pt" continua a funcionar, mesmo que não seja utilizado;
  • O endereço terminado em "blogs.sapo.pt" é usado obrigatoriamente, por motivos de segurança, na página com o formulário de comentários;
  • As alterações feitas ao seu domínio podem demorar algumas horas a propagarem-se pela Internet, pelo que, em alguns computadores, o domínio pode ainda não estar associado ao blog;
  • Mudar o endereço do blog ou associar um domínio próprio não afeta os subscritores do blog (na área de Leituras ou por e-mail), que continuam a seguir o blog como normalmente;
  • Os blogs SAPO com domínio próprio são servidos em HTTPS (um protocolo mais seguro de comunicação), não sendo preciso qualquer configuração adicional a esse nível.

 

Para mais informações e esclarecimentos, deixe um comentário neste post.

115 comentários

Comentar post

Pág. 1/4

Dúvidas mais frequentes

Segurança e Privacidade

Personalização

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.