Domínio próprio
Neste post de ajuda explicamos qual é a diferença entre associar e redirecionar um domínio e como configurar um domínio para funcionar em associação a um blog SAPO.
Nota: Por motivos de segurança, a funcionalidade de domínio próprio não está disponível em blogs criados há poucos dias. A funcionalidade fica disponível automaticamente ao fim de algum tempo de utilização do blog.
O que é um domínio próprio?
Um domínio próprio é um endereço da nossa escolha que podemos comprar a um fornecedor de domínios e depois associar ou redireccionar para o nosso blog.
Quem tem um domínio próprio, comprado a um fornecedor de domínios, pode associá-lo gratuitamente ao seu blog no SAPO Blogs, de maneira a que todos os endereços relativos ao seu blog (os links dos posts, do arquivo, etc) passem a responder ao seu domínio.
Por exemplo:
- omeublog.blogs.sapo.pt é um exemplo do endereço de um blog do SAPO;
- omeudomínio.pt é um exemplo de um domínio que podem comprar e associar ao vosso blog;
- omeublog.blogs.sapo.pt/um-post-540 é um exemplo do endereço de um post de um blog do SAPO;
- omeublog.pt/um-post-540 é como fica o endereço do post acima depois de associarem o domínio próprio ao vosso blog (o post no endereço blogs.sapo.pt continua sempre disponível, mesmo depois de associarem um domínio ao blog).
Se ainda não têm e consideram que precisam de um domínio próprio (que tende a ser mais útil no caso de blogs ligados a instituições ou projetos que requerem um endereço muito curto), podem comprá-lo num fornecedor de domínios (antes que perguntem, não podemos recomendar um, visto tratar-se de um serviço externo ao SAPO Blogs).
Qual é a diferença entre associar ou redirecionar o domínio?
Associar o domínio ao blog implica configurar o domínio e o blog (explicado abaixo) para funcionarem juntos, de modo que qualquer página do blog use o domínio que compraram.
Redirecionar o domínio para o blog, por outro lado, só implica alterações do lado do domínio, na medida em que um visitante que visite o endereço principal do domínio é simplesmente redirecionado para o blog (que continua a usar o endereço terminado em blogs.sapo.pt em todos os casos). Quem apenas pretende redirecionar um domínio para o blog não deve preencher o campo relativo ao Domínio próprio na área de gestão do seu blog SAPO.
Só é possível associar um domínio a um blog. Ao nível do redirecionamento, podemos ter vários domínios a redirecionarem para o blog.
O que acontece ao blog quando associo um domínio?
O domínio não modifica ou apaga conteúdos do blog e o endereço original do blog (terminado em blogs.sapo.pt) pode ser usado em alternativa, pelo que quaisquer links feitos anteriormente para o blog continuam a funcionar. Alguns widgets e serviços externos, todavia, que estejam instalados ou associados ao blog, podem ser afetados pelo novo domínio. Se associaram um domínio próprio ao blog, verifiquem se está tudo bem com os componentes e widgets que tenham instalados na página do blog.
Como associar o domínio próprio ao blog?
Não é fácil escrever um tutorial para alterar as configurações de um domínio, pois cada fornecedor de domínios apresenta as configurações à sua maneira, e existem muitos fornecedores possíveis. É por isso que a forma mais fácil de configurar o domínio pode passar por pedir ajuda ao próprio fornecedor do domínio. Experimentem contactar a equipa de apoio ao cliente do vosso domínio, fornecer o endereço deste post e perguntar se podem ajudar com os passos 1 e 2 do tutorial abaixo. O passo 3 deve ser assegurado apenas pelo autor do blog.
Passo 1: Na área de gestão do domínio (o sítio onde comprámos o nosso domínio)
Na área de gestão do domínio, é necessário criar um registo A para o endereço do domínio (exemplo: omeudominio.pt), a apontar para o ip, abaixo, do SAPO Blogs:
213.13.145.64
Passo 2: Precisamos de repetir o passo 1 e criar um segundo registo A para o endereço do domínio com o prefixo www (exemplo: "www.omeudominio.pt"), a apontar para o mesmo ip. Sem isso, o domínio associado ao blog não irá funcionar com o prefixo www.
Em alguns serviços, como o Godaddy, pode não ser possível criar um segundo registo A. Nesse caso, precisamos de criar um registo CNAME, com o anfitrião como "www" (sem as aspas) a apontar para "@" (sem as aspas). Esta alteração pode levar uma hora a surtir efeito.
Passo 3: Na área de gestão do blog no SAPO
Depois de efetuar as alterações acima, precisamos de ir à página Configurações (menu Definições) da área de gestão do blog do SAPO. Esta alteração é muito simples e deve ser feita pelo autor do blog (nunca devemos partilhar os nossos dados de acesso a terceiros).
Uma vez lá, basta inserir o endereço do nosso domínio no campo Associação ao blog e guardar a alteração. A associação irá ser validada automaticamente, após a qual fica concluída.
Não devemos colocar qualquer endereço neste campo sem antes ter configurado tudo junto do fornecedor do domínio, como explicamos nos passos 1 e 2 acima, pois isso pode causar problemas nos endereços do blog.
Se o blog aparecer desformatado, precisamos de remover o endereço do domínio no campo Associação ao blog e desligar a associação. A desformatação indica que o domínio e o blog ainda não estão devidamente associados. Nesse caso, recomendamos voltar atrás e contactar o apoio ao cliente do fornecedor do domínio, para verificar se ficou tudo bem configurado a esse nível.
Preencham o campo com o domínio exato que pretendem associar ao blog. Uma vez associado o domínio ao blog SAPO, a nossa plataforma assegura a criação e manutenção do certificado de segurança necessário ao funcionamento correto do domínio. É importante notar, todavia, que o nosso certificado de segurança é gerado automaticamente para o domínio exato que é preenchido pelo autor na área de configuração. Por exemplo, se o domínio preenchido incluir o prefixo "www", o certificado é gerado apenas para esse endereço. O endereço sem "www" não terá um certificado de segurança associado, visto que, de momento, não nos é possível gerar mais do que um certificado de segurança por domínio.
Esclarecimentos adicionais
Depois de associar o domínio próprio, o endereço terminado em "blogs.sapo.pt" continua a funcionar, mesmo que não seja utilizado (assim, links antigos que tenham sido feitos para o vosso blog não ficam quebrados);
Por motivos de segurança, o endereço terminado em "blogs.sapo.pt" é usado obrigatoriamente na página com o nosso formulário de comentários;
As alterações feitas ao domínio podem demorar algumas horas a serem propagadas pela Internet, pelo que, em alguns computadores, o domínio pode ainda não estar associado ao blog;
Mudar o endereço do blog ou associar um domínio próprio não afeta os subscritores do blog (na área de Leituras ou por e-mail), que continuam a seguir o blog como normalmente;
A funcionalidade de domínio próprio não está disponível em blogs muito recentes ou com poucos posts. A funcionalidade fica disponível automaticamente ao fim de algum tempo.
O certificado de segurança gerado pela nossa plataforma só é válido para o endereço exato inserido pelo autor na página Configurações (exemplo: "www.omeublog.pt" é considerado um endereço diferente de "omeublog.pt").