Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ajuda Blogs

Um blog para esclarecer dúvidas sobre o SAPO Blogs.

Ajuda Blogs

Um blog para esclarecer dúvidas sobre o SAPO Blogs.

Domínio próprio

18.09.14
Consulte, por favor, até ao fim, todas as explicações incluídas nesta página de ajuda antes de tentar configurar a funcionalidade.

Neste post de ajuda explicamos qual é a diferença entre associar e redirecionar um domínio e como configurar o um domínio para funcionar associado a um blog SAPO.

Por motivos de segurança, a funcionalidade de domínio próprio não está disponível em blogs criados há poucos dias. A funcionalidade fica disponível automaticamente ao fim de algum tempo de utilização do blog.

 

O que é um domínio próprio?

Um domínio próprio é um endereço da nossa escolha que podemos comprar a um fornecedor de domínios e depois associar ou redireccionar para o nosso blog.

Quem tem um domínio próprio, comprado a um fornecedor de domínios, pode associá-lo gratuitamente ao seu blog no SAPO Blogs, de maneira a que todos os endereços relativos ao seu blog (os links dos posts, do arquivo, etc) passem a responder ao seu domínio.

Por exemplo:

omeublog.blogs.sapo.pt - é um exemplo do endereço de um blog do SAPO;

omeudomínio.pt - é um exemplo de um domínio que pode usar para aceder ao seu blog.

 

omeublog.blogs.sapo.pt/um-post-540 - é um exemplo do endereço de um post de um blog do SAPO;

omeublog.pt/um-post-540 - é como fica o endereço desse post depois de activar o seu domínio próprio.

 

Se ainda não possui e considera que precisa de um domínio próprio (que tende a ser mais útil no caso de blogs ligados a instituições ou projetos que requerem um endereço muito curto), pode comprá-lo num fornecedor de domínios (e não, não podemos recomendar um).

 

A diferença entre associar ou redirecionar o domínio

Associar o domínio ao blog implica configurar o domínio e o blog (explicado abaixo) para funcionarem juntos, de modo que qualquer página do blog use o domínio que comprou.

Redirecionar o domínio para o blog, por outro lado, só implica alterações do lado do domínio, na medida em que um visitante que visite o endereço principal do domínio é simplesmente redirecionado para o blog (que continua com o endereço terminado em blogs.sapo.pt). Quem apenas pretende redirecionar um domínio para o blog não deve preencher o campo relativo ao Domínio próprio na área de gestão do seu blog SAPO.

Só é possível associar um domínio a um blog. Ao nível do redirecionamento, podemos ter vários domínios a redirecionarem para o blog.

 

O que acontece ao blog quando associo um domínio?

O domínio não modifica ou apaga conteúdos do blog e o endereço original do blog (terminado em blogs.sapo.pt) pode ser usado em alternativa, pelo que quaisquer links feitos anteriormente para o blog continuam a funcionar. Alguns widgets e serviços externos, todavia, que estejam instalados ou associados ao blog, podem ser afetados pelo novo domínio. O botão "gosto" do facebook, por exemplo, restaura o contador de "gostos" para zero após a associação do domínio ao blog, por detetar um novo endereço.

 

Como associar o domínio próprio ao blog?

Não é fácil escrever um tutorial para alterar as configurações de um domínio, pois cada fornecedor de domínios apresenta as configurações à sua maneira, e existem muitos fornecedores possíveis. É por isso que a forma mais fácil de configurar o domínio pode passar por pedir ajuda ao próprio fornecedor do domínio. Experimente contactar a equipa de apoio ao cliente do seu domínio, fornecer o endereço deste post e perguntar se podem ajudar com os passos 1 e 2 do tutorial abaixo. O passo 3 deve ser assegurado pelo próprio autor do blog.

Passo 1: Na área de gestão do domínio (o sítio onde comprámos o nosso domínio)

Na área de gestão do domínio, é necessário criar um registo A para o endereço do domínio (exemplo: omeudominio.pt), a apontar para o ip, abaixo, do SAPO Blogs:

 

213.13.145.64

 

 

Passo 2: Precisamos de repetir o passo 1 e criar um segundo registo A para o endereço do domínio com o prefixo www (exemplo: "www.omeudominio.pt"), a apontar para o mesmo ip. Sem isso, o domínio associado ao blog não irá funcionar com o prefixo www.

Em alguns serviços, como o Godaddy, pode não ser possível criar um segundo registo A. Nesse caso, precisamos de criar um registo CNAME, com o anfitrião como "www" (sem as aspas) a apontar para "@" (sem as aspas). Esta alteração pode levar uma hora a surtir efeito.

 

Passo 3: Na área de gestão do blog no SAPO

Depois de efetuar as alterações acima, precisamos de ir à página Configurações (menu Definições) da área de gestão do blog do SAPO. Esta alteração é muito simples e deve ser feita pelo autor do blog (nunca devemos partilhar os nossos dados de acesso a terceiros).

dominio.png

Uma vez lá, basta inserir o endereço do nosso domínio no campo Associação ao blog e guardar a alteração. A associação irá ser validada automaticamente, após a qual fica concluída.

Não devemos colocar qualquer endereço neste campo sem antes ter configurado tudo junto do fornecedor do domínio, como explicamos nos passos 1 e 2 acima, pois isso pode causar problemas nos endereços do blog.

Se o blog aparecer desformatado, precisamos de remover o endereço do domínio no campo Associação ao blog e desligar a associação. A desformatação indica que o domínio e o blog ainda não estão devidamente associados. Nesse caso, recomendamos voltar atrás e contactar o apoio ao cliente do fornecedor do domínio, para verificar se ficou tudo bem configurado a esse nível.

Preencha o campo com o domínio exato que pretende associar ao blog. Uma vez associado o domínio ao blog SAPO, a nossa plataforma assegura a criação e manutenção do certificado de segurança necessário ao funcionamento correto do domínio. É importante notar, todavia, que o nosso certificado de segurança é gerado automaticamente para o domínio exato que é preenchido pelo autor na área de configuração. Por exemplo, se o domínio preenchido incluir o prefixo "www", o certificado é gerado apenas para esse endereço. O endereço sem "www" não terá um certificado de segurança associado, visto que, de momento, não nos é possível gerar mais do que um certificado de segurança por domínio.

Esclarecimentos adicionais

Depois de associar o domínio próprio, o endereço terminado em "blogs.sapo.pt" continua a funcionar, mesmo que não seja utilizado;

O endereço terminado em "blogs.sapo.pt" é usado obrigatoriamente, por motivos de segurança, na página com o formulário de comentários;

As alterações feitas ao domínio podem demorar algumas horas a serem propagadas pela Internet, pelo que, em alguns computadores, o domínio pode ainda não estar associado ao blog;

Mudar o endereço do blog ou associar um domínio próprio não afeta os subscritores do blog (na área de Leituras ou por e-mail), que continuam a seguir o blog como normalmente;

 A funcionalidade de domínio próprio não está disponível em blogs muito recentes ou com poucos posts. A funcionalidade fica disponível automaticamente ao fim de algum tempo.

O certificado de segurança gerado pela nossa plataforma só é válido para o endereço exato inserido pelo autor na página Configurações (exemplo: "www.omeublog.pt" é considerado um endereço diferente de "omeublog.pt").

148 comentários

Comentar post