Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ajuda Blogs

Um blog para tirar dúvidas sobre o SAPO Blogs. Se não encontrar a sua dúvida, deixe um comentário em qualquer post.

Ajuda Blogs

Um blog para tirar dúvidas sobre o SAPO Blogs. Se não encontrar a sua dúvida, deixe um comentário em qualquer post.

Inserir um vídeo

Este post explica como pode inserir um vídeo num post.

Se tem um vídeo seu que deseja publicar, precisa primeiro de alojá-lo num serviço de alojamento de vídeos, como o Youtube. Depois, só precisa de seguir as instruções abaixo para inseri-lo num post.

 

A maneira mais fácil de inserir um vídeo

Copie o endereço (URL) da página do vídeo e, no Editor, ative o botão Vídeo. Cole o endereço do vídeo no campo URL. Nessa mesma janela, pode definir o alinhamento (à esquerda, centrado, à direita) e o tamanho do vídeo no post, entre outras opções.

 

O vídeo só aparece na página depois do post ser publicado (no Editor aparece uma imagem a reservar o espaço ocupado pelo vídeo, sendo que a pré-visualização pode não conseguir apresentar corretamente o vídeo).

 

Tentei inserir um vídeo do Youtube, usando o respetivo endereço, mas não consegui

Em alguns casos, pode não ser possível inserir um vídeo do Youtube usando apenas o respetivo endereço:

  • Endereços encurtados: verifique se o endereço que está a usar começa por youtu.be - estes endereços encurtados não são suportados. Nestes casos, precisa de utilizar o endereço completo (começado por youtube.com) ou o método descrito abaixo, usando o código iframe.
  • Incorporação desativada: alguns vídeos do Youtube não podem ser incorporados em páginas externas por opção dos respetivos autores. Para verificar se é o caso do vídeo que pretende incorporar, no Youtube, abaixo do vídeo, clique em Partilhar e depois Incorporar. Se lhe for fornecido o código iframe, poderá utilizá-lo para inserir o vídeo no post (explicamos como mais abaixo nesta página).

 

Como posso inserir um vídeo do Facebook?

Os vídeos do Facebook são inseridos de forma diferente dos vídeos Youtube. Copie o código fornecido pelo facebook e cole-o no editor em modo HTML (ative o botão HTML no editor). O vídeo só será apresentado no post depois de ter sido publicado.

 

Inserir um vídeo usando o código iframe ou embed

Nos casos em que não é possível, por algum motivo, inserir o vídeo usando o respetivo endereço, pode usar o código embed ou iframe fornecido pelo serviço de vídeos (se não for fornecido, então a incorporação em páginas externas não é permitida). Basta copiar o código e, tal como mostra a imagem abaixo, colá-lo na janela Inserir vídeo.

embed.jpg

No Editor aparecerá uma área a assinalar o espaço reservado ao vídeo, sendo que a pré-visualização pode não conseguir apresentar corretamente o vídeo.

 

Onde encontro o código iframe de um vídeo Youtube?

incorporar.png

Na página do vídeo no Youtube, abaixo do vídeo, ative a opção Partilhar e depois Incorporar. O código iframe é fornecido nessa opção.

Alguns vídeos do Youtube não podem ser incorporados em páginas externas por opção dos respetivos autores. Nesses casos, aparece uma mensagem a informar o visitante de que a incorporação foi desativada.

 

Tenho um vídeo no meu computador que pretendo mostrar no blog. O que tenho de fazer?

Precisa de carregar o seu vídeo para um serviço de alojamento de vídeos e depois usar os respetivos códigos para incorporá-lo numa página externa (o seu blog, o seu perfil de facebook, etc).

71 comentários

Comentar post

Pág. 1/3

Dúvidas mais frequentes

Segurança e Privacidade

Personalização

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.