Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ajuda Blogs

Um blog para tirar dúvidas sobre o SAPO Blogs. Se não encontrar a sua dúvida, deixe um comentário em qualquer post.

Ajuda Blogs

Um blog para tirar dúvidas sobre o SAPO Blogs. Se não encontrar a sua dúvida, deixe um comentário em qualquer post.

Mensagens

20.09.14

A funcionalidade Mensagens permite aos visitantes do blog enviarem mensagens, comentários ou sugestões de forma anónima ao autor do blog.

Depois de ativado, o campo de mensagens aparece na coluna lateral do blog. As mensagens são recebidas na área de gestão do blog, na página Reações (menu Gestão).

Esta funcionalidade não foi concebida para servir de formulário de contacto que permita responder às mensagens dos visitantes. Se for isso o pretendido, recomendamos optar por outro serviço externo, ou fornecer um e-mail de contacto, uma vez que, nas mensagens, os visitantes não são obrigados a deixarem qualquer informação de contacto válida.

 

Como ligar as mensagens

A caixa de mensagens pode ser ativada na página Layout (menu Templates). Uma vez lá, é preciso aceder à lista de Componentes SAPO através da opção Adicionar Componente e procurar o componente Caixa de Mensagens. É possível arrastá-lo para qualquer posição livre na coluna lateral.

Esta funcionalidade está disponível na maioria dos templates mais recentes.

 

Como desligar

Para desligar ou desativar a funcionalidade, basta repetir o processo de instalação, retirando o componente Caixa de Mensagens na página Layout.

 

Alterar o título da caixa de mensagens

O título do componente pode ser alterado no separador Texto, da página Personalização.

 

Como posso saber quem enviou uma mensagem?

A caixa de mensagens não suporta, intencionalmente, autenticação ou identificação do remetente, pelo que todas as mensagens são anónimas, a menos que o visitante opte por incluir alguma informação de contacto.

Uma ideia, claro, passa por deixar um texto na coluna lateral, antes ou depois do componente Caixa de mensagens, a pedir aos visitantes que deixem um contacto com a sua mensagem.

Não é permitido o uso desta funcionalidade para transações comerciais, recolha de informações ou dados pessoais.

 

Não consigo receber/enviar mensagens

Por motivos de segurança, existem limites ao número de mensagens que é possível enviar/receber através desta funcionalidade.

Em caso de problemas ou dúvidas sobre esta funcionalidade, basta deixar um comentário neste post.