Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ajuda Blogs

Um blog para esclarecer dúvidas sobre o SAPO Blogs.

Ajuda Blogs

Um blog para esclarecer dúvidas sobre o SAPO Blogs.

Como fazer um menu no blog?

19.06.15

Este post mostra como podemos criar e gerir um menu e submenu no cabeçalho (ou um menu de ícones na coluna lateral) num blog SAPO. O menu permite links para qualquer página dentro ou fora do blog, incluindo para as tags dos posts (de forma a que os leitores possam consultar o blog por temas ou categorias).

 

Como ativar e gerir o menu

menus.jpg

Podemos ativar e gerir o menu no cabeçalho do blog no separador Menus, da página Personalização. Se não encontrarem este separador, isso significa que estão a usar um template antigo, que não oferece esta funcionalidade. Recomendamos escolher um dos nossos templates mais recentes.

Existem dois tipos de menus: o menu de ícones e o menu de texto. Podemos usar o endereço de qualquer página (dentro ou fora do blog) nos dois menus.

 

Usar endereços de posts no menu

Podemos usar no menu o endereço de qualquer página interna do blog, incluindo posts já publicados. Imaginemos que queremos uma opção "Sobre mim" no menu, que aponte para um post com a nossa apresentação. Só precisamos de publicar um post (com data antiga, se preferirmos que não apareça entre os posts recentes) e depois copiar o respetivo endereço para a gestão do menu.

 

Usar tags no menu

Podemos usar no menu o endereço de qualquer página interna do blog, incluindo uma tag já usada. Exemplo: um leitor, ao clicar em Férias no menu do blog, pode ir parar à página com todos os posts com a tag férias.

Exemplo: tag Férias

http://omeublog.blogs.sapo.pt/tag/férias

Exemplo: tag As minhas receitas

http://omeublog.blogs.sapo.pt/tag/as minhas receitas

Na dúvida, podemos clicar em qualquer tag do blog e copiar o respetivo endereço para utilizar no menu.

Notem que precisamos de já ter posts publicados com a tag em causa, para que o link no menu funcione e não aponte para uma página de erro.

 

Usar páginas externas no menu

O menu pode ter opções que conduzam a páginas externas. Por exemplo, o endereço do nosso perfil no Facebook ou do nosso próprio site. Não existe qualquer restrição às páginas que podemos usar nas opções do menu.

 

Mudar a posição do menu

apresentacao.jpg

Nos nossos templates mais recentes, é possível alterar a posição (acima ou abaixo do cabeçalho) do menu no separador Apresentação da página Personalização (menu Template). Esta opção não está disponível em templates menos recentes.

 

Um exemplo

Comparemos o menu no blog da Sara com os endereços usados na área de Personalização.

menunoblog.png

Link aqui para ampliar a imagem.

 

Submenus

submenu.jpg

A funcionalidade de submenus permite criar um pequeno menu dentro de cada categoria do menu principal do cabeçalho. É preciso notar que quando existe um submenu associado a uma categoria, esta perde a ligação que tinha anteriormente para outra página.

Os nossos templates mais recentes oferecem esta funcionalidade.

 

Posso acrescentar mais opções ao menu/submenu?

O número de opções no menu e submenu pode variar de acordo com o template. Não é possível acrescentar mais do que aquelas opções já disponíveis. É importante notar que o menu serve, precisamente, para orientar os leitores e visitantes para os conteúdos mais importantes ou temáticos do blog. Nesse sentido, demasiadas opções ou categorias tornam o menu menos útil.

1 comentário

Comentar:

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.