Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ajuda Blogs

Um blog para esclarecer dúvidas sobre o SAPO Blogs.

Ajuda Blogs

Um blog para esclarecer dúvidas sobre o SAPO Blogs.

Meta tags

03.09.14

O que são "meta tags" e para que servem?

Esta funcionalidade não serve para influenciar ou aparecer nos motores de busca, pelo que não deve utilizá-la para introduzir uma lista de tópicos ou temas abordados no blog. Não insira texto no campo meta tags da página Configurações.

As tags <meta> são códigos que, uma vez introduzidos numa página da internet, dão informações aos navegadores e motores de busca sobre os conteúdos aí presentes.

Estas tags ambém podem ser usadas para provar a autoria de uma página da internet. Por exemplo, se precisar de provar a um serviço externo que é o dono de um blog, pode ser-lhe pedido que instale uma tag <meta> com um código numérico específico no blog (o serviço externo, ao identificar esse código na página, valida a sua autoria).

 

Qual a diferença entre as tags dos posts e as tags <meta>?

As tags que insere no editor, no momento de publicar um post, permitem a qualquer leitor consultar os seus posts por temas.

Pode ainda usar as tags dos posts para criar um menu temático no cabeçalho do blog.

As tags dos seus posts também são importantes por darem visibilidade ao seu blog nas nossas listagens públicas (páginas onde a equipa procura posts para destacar, por exemplo).

 

Como posso inserir uma tag <meta> no meu blog?

No seu blog SAPO pode inserir uma tag <meta> através da página Configurações, no menu Definições.

Importante: Devido à localização das tags <meta> na página, qualquer erro ou gralha nesta área pode desformatar a página do blog. Certifique-se de que insere corretamente qualquer código. Em caso de erro, remova os códigos inseridos. Note que esta funcionalidade não serve para influenciar ou aparecer nos motores de busca, pelo que não deve utilizá-la para introduzir uma lista de tópicos ou temas abordados no blog.

 

Posso colocar qualquer tipo de código e texto nesta área do blog?

Não, só deve inserir códigos nesta área que tenham a indicação de serem tags <meta> ou que precisem de ser instalados no <head> do blog.

Inserir texto ou outros códigos nesta área pode quebrar o layout do seu blog. Se procura a área onde pode inserir códigos HTML e scripts no blog, consulte o post de ajuda sobre a página Layout.

 

Posso usar tags <meta> no meu blog para influenciar o Google?

O Google e outros motores de busca indexam regularmente todos os blogs alojados no SAPO, pelo que não precisa de inserir keywords ou tags <meta> para aparecer nos resultados das pesquisas (que levam em conta dezenas de fatores, além da existência de tags <meta>). A   funcionalidade na área de gestão do SAPO Blogs existe sobretudo para permitir instalar códigos que podem ser necessários para validar a autoria do blog junto de serviços externos.

 

Reclamar o blog junto do Google

O Google fornece um conjunto de ferramentas e informações úteis aos donos de páginas da internet. Para aceder a essas ferramentas para Webmasters é necessário comprovar a autoria das páginas. A introdução de uma metatag na página do blog é um dos métodos oferecidos pelo Google para fazer essa verificação.

Comentar:

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.