Recebi um e-mail com uma proposta de publicidade, o que devo fazer?
Sinais que podem indicar que algo está errado
1) preste atenção ao conteúdo do e-mail: parece ter sido escrito a pensar especificamente no seu blog, explicando o interesse nele? Se não, é possível que se trate de um e-mail gerado automaticamente, mesmo que inclua uma referência ao seu nome e/ou blog (o que pode indicar tratar-se de SPAM ou pior).
2) repare no destinatário do e-mail: o e-mail está devidamente identificado e assinado? Se não está, desconfie da sua origem.
3) o e-mail usa muito jargão comercial (com muitas siglas) e poucas explicações? Muito jargão e poucas explicações são duas formas de tentar passar a ilusão de que o remetente sabe do que fala, para ganhar a sua confiança. O contrário também é verdade: uma proposta vaga em detalhes pode ser mau sinal. Lembre-se que uma proposta mal explicada é uma má proposta..
4) pedem mais do que oferecem. Se o e-mail pede mais do que oferece (em explicações e detalhes sobre o tipo de proposta), pense duas vezes antes de responder ou aderir.
Estes são os sinais mais óbvios que algo pode estar errado com uma "proposta" recebida por e-mail. Na dúvida, não instale códigos ou scripts com publicidades que podem afugentar visitantes e leitores habituais.
Mais alguns conselhos
1) não hesite em colocar questões ("porquê o meu blog? em que condições? quanto vou receber e ao fim de quanto tempo? passam fatura?") e pedir explicações ao remetente do e-mail antes de aceitar qualquer proposta. É do seu interesse, e do remetente, ter tudo bem explicado.
2) peça um contacto telefónico e a referência da empresa em causa e pesquise o seu negócio e como operam.
3) nunca forneça dados pessoais a desconhecidos, seja por telefone ou e-mail. O SAPO nunca pede, por e-mail ou telefone, os dados de login dos seus clientes, pelo que desconfie imediatamente se receber um pedido de qualquer dado de autenticação.
4) não aceite colocar códigos ou scripts na página do seu blog sem antes certificar-se do que fazem.